Entre setembro de 2023 e abril de 2024, houve uma expressiva queda de 37% no número de pessoas aguardando perícia médica para concessão de benefícios por incapacidade temporária. Essa melhoria, que representou uma redução de mais de 400 mil pessoas, é resultado das eficiências trazidas pelo Atestmed, uma inovadora ferramenta de análise de documentação médica.
Em abril de 2023, cerca de 1,178 milhão de cidadãos estavam na fila de espera, número que diminuiu para 743.433 em abril deste ano. Esse avanço não só reduziu o número de segurados em espera, mas também o tempo médio de espera por uma perícia médica presencial, que caiu de 70 para 39 dias em média, com alguns estados como Rio Grande do Sul e Santa Catarina registrando tempos de espera de menos de dez dias.
O uso do Atestmed está cada vez mais popular entre os segurados: em 2023, 1,3 milhão de pedidos foram feitos por essa via, e só no primeiro trimestre de 2024, o número de requerimentos já se aproxima de 600 mil. Com essa modalidade, o percentual de concessões de benefícios por incapacidade temporária alcançou 44,3% do total de concessões no país entre janeiro e março de 2024, chegando a 49,9% no Nordeste.
O Atestmed simplifica o processo de concessão do benefício por incapacidade temporária ao eliminar a necessidade de uma perícia médica presencial, bastando o envio de documentação médica clara e completa.
Como a Souza e Melo Consultoria Previdenciária Pode Ajudar?
Na Souza e Melo Consultoria Previdenciária, entendemos as nuances dos novos processos previdenciários e estamos prontos para auxiliar você a enfrentar essas mudanças e assegurar o recebimento do seu benefício com agilidade e eficácia.
Se você está enfrentando dificuldades ou tem dúvidas sobre como proceder com seu pedido de benefício por incapacidade temporária, nossos especialistas estão à disposição para oferecer todo o suporte necessário.